Projeto Secreto da Qualcomm com Samsung e Google: Óculos Inteligentes de Realidade Mista
2 min readO CEO da Qualcomm, Cristiano Amon, confirmou à CNBC que a parceria com Samsung e Google visa o desenvolvimento de óculos inteligentes, conectados a um smartphone.
Desde o anúncio da colaboração entre Qualcomm, Samsung e Google, no início do ano passado, havia poucos detalhes sobre o projeto conjunto. Inicialmente, especulava-se que se tratava de um concorrente para o Vision Pro da Apple, ainda não lançado na época. Contudo, divergências internas causaram vários atrasos e mudanças de direção.
Recentemente, em uma entrevista à CNBC, Cristiano Amon, CEO da Qualcomm, esclareceu a situação e revelou uma visão mais clara do projeto. E não é exatamente o que muitos imaginavam.
Em vez de um headset de realidade mista autônomo ou com uma bateria separada, o projeto envolve óculos inteligentes que serão conectados a um smartphone. O principal diferencial dessa abordagem é que muitos dos processos, como o peso, a potência e a necessidade de bateria, serão transferidos para o dispositivo móvel que já estamos acostumados a carregar.
“Será um novo produto, será uma nova experiência”, disse Amon à CNBC. “Mas o que realmente espero dessa parceria é que todos que têm um smartphone queiram comprar óculos complementares.”
Considerando a participação da Qualcomm no desenvolvimento dos óculos inteligentes mais avançados do mercado, como o Meta Ray-Bans e o Xreal Air 2 Ultra, e a expertise da Samsung e Google em smartphones Android e suas plataformas, essa combinação parece ser um caminho lógico e seguro.
De fato, o chip Snapdragon AR1 Gen 1 da Qualcomm foi desenvolvido especificamente para experiências de realidade mista em dispositivos menores, como óculos. Durante o Mobile World Congress, realizado no início deste ano, a Qualcomm apresentou um design de referência criado pela Goertek, utilizado como inspiração por fabricantes de hardware ao desenvolverem seus próprios dispositivos. O protótipo parecia promissor.
Tendo experimentado headsets de VR mais volumosos, como o Meta Quest 3 e o Apple Vision Pro, o design de referência da Qualcomm se mostrou muito mais compacto, prático e, o mais importante, mais natural de usar.
Se a Qualcomm, Samsung e Google conseguirem acertar na qualidade de exibição, ótica e desempenho de áudio dos óculos de realidade mista que estão desenvolvendo, não seria surpreendente que atraísse uma atenção comparável, ou até maior, do que a que o Vision Pro da Apple recebeu.
Com tantas empresas envolvidas, o preço será um fator crucial. Por outro lado, já temos os smartphones em mãos, o que significa que metade do trabalho já está feito.